Descomplicando 01 - Os 4 pilares do grande Empreendedor
- Marco Aurélio
- 5 de out. de 2018
- 7 min de leitura
Se você é empreendedor, não importa se sua empresa já está consolidada ou começando agora. É fundamental que você desenvolva esses quatro pilares dentro da sua mente e da sua forma de trabalhar para que consiga obter sucesso com o seu negócio.

Que são:
Liderança = CEO
Marketing e Vendas = CMO
Criação e Melhorias = CPO
Organização = COO
*Fique tranquilo, cada uma dessas siglas será explicada ao longo do texto.
E não se desespere se hoje você é o responsável por desempenhar cada um desses papeis, pois eu também já fui no início aqui da agência. E é bem comum quando sonhamos com nossa empresa e resolvemos empreender passarmos por esse processo inicial sozinhos com a cara e a coragem.
Mas com o tempo você deixa de estar sozinho, outros profissionais sonhadores e de qualidade se juntam ao seu negócio e se tornam responsáveis por cada uma dessas áreas.
I – LIDERANÇA = CEO
Esse é o primeiro ponto, o start. Geralmente é a pessoa que fundou a empresa, que tem total conhecimento sobre ela e sobre o que buscam. É também o responsável pela visão, direção e cultura da empresa. É considerado aquela pessoa que conseguiu passar por todas as dificuldades ou ainda estar passando e não deixar a peteca cair e mudar a maré para tornar a empresa lucrativa.
Por isso, atentem-se:
É tarefa do líder atuar como um norteamento de todos. Sim, ele é a bússola da empresa e tem que aprender rapidamente com toda e qualquer situação que possa acontecer e então direcionar o melhor caminho para a empresa seguir seu trabalho. É também sua responsabilidade atrair outras pessoas incrivelmente talentosas para a sua equipe devido a sua indispensável
capacidade de comunicação e persuasão.
Toda empresa é um espelho do seu líder! É ele quem pilota a máquina e os passageiros andam dentro do seu ritmo. Por isso, é importante que todo líder estabeleça uma condição firme e sólida que possa durar mesmo com sua ausência. Diretrizes que ele possa deixar de legado para que sejam replicadas quando ele não estiver.
Tais como:
- A forma de pensar e se comportar
- A forma de agir e tomar decisões
- Como solucionar problemas e desafios
Todas essas etapas são funções claras do líder e toda a equipe precisa estar alinhada para agir conforme o líder faria e quem alinha a própria equipe é o líder.
II – Marketing e Vendas = CMO
Sabe aquela pessoa boa de lábia? Que convence tudo e todos sobre qualquer coisa? É esse o tipo de pessoa que o seu responsável pelo setor de Marketing e Vendas precisa ser. Ele tem que ser um imã de atração total para buscar clientes em potencial e transformar cada um deles em um público fidelizado ao seu negócio.
Pense na seguinte parábola:
“Se o seu setor de Marketing é quem rema o seu barco e faz ele se movimentar quando não existe vento para te soprar para longe...
...Seu setor de vendas é toda a comida e a água potável dentro do seu barco. Sem ele você não sobrevive, é ele quem te mantém vivo e navegando.”
Por isso, é primordial que o Marketing e o Vendas trabalhem em conjunto pois um auxilia o outro. É o chamado par ideal!
Pois, imagine:
"O Marketing atrai o seu público-alvo para uma oferta de produto ou serviço.
O setor de vendas, transforma esse público-alvo curioso em clientes e o converte."
O ideal é claro é que você duas equipes, cada uma atuando em uma dessas áreas. Mas, inicialmente é possível centralizar ambas as tarefas em uma única pessoa desde que possua o perfil e a experiência necessária. E em muitos casos, essa pessoa é o próprio fundador da empresa, afinal, ele tem um navio de um único tripulante.
Mas não pense que isso é ruim! Pois ele tem o conhecimento total da empresa. Enxerga o negócio por todos os ângulos, a famosa visão em 360 graus. Ele sabe tudo sobre o produto, sobre a audiência e o público que procura. E sabe também como conversar com esse público para conseguir novas vendas.
Todas as áreas dentre as quatro citadas são importantes, mas essa é sem sombra de dúvidas a mais importante de todas.
Pois sem um fluxo positivo financeiro o melhor líder, o melhor publicitário, o melhor confeiteiro, o melhor médico, o melhor engenheiro, o melhor padeiro consegue sobreviver e manter sua empresa.
E é justamente nessa área que surgem os maiores problemas, as vezes imperceptíveis, mas que aos poucos vão afundando o seu barco e não deixando você seguir em frente.
É preciso muita atenção e cuidado! E claro, um planejamento impecável.
III – Criação e Melhorias = CPO
“Sabe aquela pessoa das muitas ideias? Que tá o tempo todo criando coisas novas e buscando melhorar o que já existe? Ela é a pessoa ideal para essa tarefa.”
Associe sempre o CPO a alguém que cria e melhora novos produtos e serviços. E essa melhoria não está atrelada apenas a parte técnica do produto ou serviço. Consiste também na melhoria do atendimento ao cliente (Em conjunto com vendas e marketing), melhorias de processos internos da empresa, criação de novas técnicas de processos e tarefas internas e muitas outras criatividades que exigem que a pessoa pense e observe.
O CPO é aquele cara que:
- Cria melhorias aos seus produtos e serviços ou cria novidades
- Que fica muito satisfeito em ver as pessoas usando ou falando bem do que ele criou ou melhorou
- Que tá sempre focado em despertar o desejo e o brilho no olhar de cada cliente
Você tem consciência que com o mercado atual, uma empresa que tem apenas um único produto tem um grande risco de conseguir sobreviver não é mesmo? E os seus lucros podem até ser bem pequenos por isso.
Um dos métodos mais fáceis de aumentar o seu lucro é justamente aumentando sua gama de produtos e serviços, sempre é claro mantendo um produto conectado ao outro e nunca perdendo o foco do seu ramo de negócio.
E esse tipo de trabalho tem nome, sabia? Dentro do Marketing ele é conhecido como a “Esteira de produtos”.
Imagine uma situação:
“Quando seu cliente vai até uma loja e faz a compra de um gabinete de computador, ele sabe que o próximo passo é comprar um monitor e que após isso ele precisa comprar mouse, teclado, caixas de som, estabilizadores e mais uma série de itens que compõem o ramo do negócio.”
Consegue entender? Se você é o responsável por todos esses produtos, com um único cliente você lucra em todos os ângulos e etapas de consumo. Agora leve essa ideia para o seu negócio.
Pense: Hoje o seu cliente precisa buscar em outra empresa algum produto ou serviço que complemente o seu? Se a resposta for sim, responda: “Porquê você não tem então esse produto ou serviço para oferecer a ele?”
É justamente essa a função do Criativo. Planejar e criar a jornada de compras e entender de que forma conquistar e fidelizar o cliente.
Se você tem uma lanchonete e vende pasteis que tal oferecer sucos e caldo de cana por exemplo para complementar o seu principal produto?
Se você é cabeleireira, que tal ter também uma profissional que faça manicure e pedicure das suas clientes e uma outra profissional que faça procedimentos estéticos?
Criem uma jornada de compra para o seu público, façam com que ele consuma e fique o máximo de tempo possível com você.
Desse jeito você fideliza o cliente e não abre espaço para que seus concorrentes o levem de você.
IV = Organização = COO
Sabe aquela pessoa que gosta de tudo certinho? Blusa azul com blusa azul. Calça preta com calça preta... Essa é a pessoa ideal para cuidar da organização do seu negócio.
MUITA ATENÇÃO: Se você ainda é um navegante com um barco de um único tripulante e não tem organização, cuidado! É extremamente importante para a saúde do seu negócio que ele caminhe de forma organizada e continua.
O COO é aquele cara que fica responsável por garantir que todos os projetos, tarefas e responsabilidades ocorram dentro do prazo e do que foi programado. Que se tenha o mínimo de imprevistos e garanta a tranquilidade para que o trabalho ocorra com qualidade.
O COO é o seu gestor, ele é quem gerencia e organiza cada projeto ou atividade da empresa. É ele quem vai organizar todo o cotidiano e o fluxo de trabalho para garantir que nada escape e tudo seja entregue em dia.
Cabe a ele desmembrar cada grande tarefa e torna-las pequenos projetos diários para garantir que cada detalhe ocorra com a melhor qualidade possível.
E após distribuir cada tarefa para cada setor cabe a ele acompanhar e garantir que estão sendo executadas conforme o combinado e a empresa tenha sucesso.
O gestor precisa ser alguém com um perfil comportamental totalmente alinhado a organização, atenção aos detalhes e que saiba lidar muito bem com as pessoas e as adversidades.
Ele basicamente é aquele cara que pega cada ideia vaga ou brilhante e as transforma em algo possível de ser realizado e de fácil compreensão para que as equipes executem.
E ENTÃO? VOCÊ HOJE ESTÁ BEM ANTENADO E EXECUTANDO ESSAS 4 ÁREAS?
Se você é empreendedor é muito provável que você sozinho desempenhe esses quatro papeis dentro da sua empresa.
Isso é muito comum! É o início da estrada para o sucesso e quem não desiste e trabalha duro consegue empreender e chegar onde almeja.
Mas é preciso pensar um pouco.
Se auto avalie! E responda:
De 0 a 10 qual nota você se daria em cada uma dessas funções? Seja sincero, a saúde da sua empresa depende disso.
Pela minha experiência, quem tá começando um negócio geralmente possuem apenas uma característica dentre essas quatro e acaba sofrendo e lutando para conseguir realizar as outras. E a dificuldade aumenta quando o assunto é Marketing, Vendas, liderança e organização. Pois são temas complexos e detalhados, concorda?
Eles são as maiores soluções que você precisa, mas podem também ser a sua ruína se não bem executados.
Por isso, o caminho para o sucesso não tem mistério.
O ponta pé inicial é:
PLANEJAMENTO!



























Comentários